Existem no mundo inúmeras grutas que nos deixam maravilhados, mais espantoso ainda é quando elas são construídas pelo homem. Em baixo deixo-vos 4 das mais bonitas que encontrei e vi construídas pelo homem. (:
Considerada a primeira maravilha da Colômbia, trata-se de uma igreja católica romana subterrânea que foi construída a 180 metros de profundidade, no interior das minas de sal de Zipaquirá. O templo em na sua parte inferior possui três secções, cada uma delas representando o nascimento, a vida e a morte de Jesus, respectivamente.
2. Sala Silvermine, Suiça
4. Minas de Sal de Wieliczka, Polónia
Esta caverna turística fica numa Sala, no município da Suécia. Trata-se de uma mina que até ao final do século passado era utilizada para a exploração da prata, depois de ter sido encerrada, acabou por ser transformada num hotel. E, diga-se de passagem, “o hotel mais profundo do mundo”, a 155 metros da superfície. Conta com suítes e dois restaurantes, além de outros sectores dedicados à história da mina.
Pode-se ainda nadar nas piscinas naturais subterrâneas (isso se estiveres disposto a enfrentar os constantes 2º C da água). Se até fores uma daquelas pessoas bem extravagantes, na hora de fazeres a tua festa de aniversário ou do teu casamento, ficas já a saber que podes alugar este hotel.
3. Mina da passagem
Esta mina localiza-se em Mariana, cidade histórica brasileira do Ciclo do Ouro, deu os seus primeiros passos no campo mineral com as descobertas em 1719 e foi explorada até 1960. A partir de 1976 tornou-se a maior mina de ouro aberta à visitas por parte de turistas do mundo inteiro.
O acesso é feito a partir de um vagão (como o que mostro na 1º imagem) que percorre 350 metros de até alcançar 120 metros de profundidade, onde é possível avistar as primeiras galerias. A temperatura dentro da mina é estável, cerca de 20º C, e o cenário é de cortar a respiração.
Lá em baixo há um lago natural formado pelo lençol freático. Para quem gosta de uma boa aventura, existem mergulhos guiados que levam a galerias inundadas, onde se podem encontrar vários objectos da época em que a mina estava no seu auge,século XVIII. É um dos maiores pontos de encontro de mergulhadores de cavernas. Voltando à superfície, a dica é visitar um pequeno museu sobre o Ciclo do Ouro e ainda uma lojinha de pedras preciosas.
É uma das cavernas turísticas mais profundas, localizando-se a mais ou menos 330 metros abaixo da superfície. Localizada em Wieliczka, na Polônia, o local contém a capela de St. Kinga, salões com ferramentas utilizadas pelos mineiros, além de diversas esculturas – algumas delas esculpidas pelos próprios mineiros. Desde 1978 é considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Por lá, também existe a inusitada “Subterraneoterapia”, uma espécie de terapia para tratar problemas respiratórios. Devido ao ar puro da região, há excursões com pacientes que passam a noite no local para obterem melhorias a nivel respiratório.
Sem comentários:
Enviar um comentário